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Como atrair mais clientes

Você não precisa ser um expert em marketing, administração ou publicidade para fazer o seu salão decolar e ser um exemplo de negócio bem-sucedido.

Certamente a experiência que cada um desses profissionais carrega é indispensavelmente valiosa para qualquer ramo de atividade, mas você verá que com simples dicas, que até parecem óbvias, você dará uma guinada no seu negócio e poderá alcançar mais pessoas através de uma divulgação objetiva e certeira.

Quando as vendas de um salão começam a cair significativamente, antes de tudo é preciso avaliar e descobrir onde estão as principais falhas para poder sanar todos os obstáculos que estão impedindo que o salão progrida. Esperamos que este não seja o seu caso!

Nenhuma empresa quer ficar estagnada e perdida no tempo. Por isso, os empreendedores inteligentes estão constantemente buscando atualização e melhora no oferecimento de seus produtos e serviços. E esperamos que este sim, seja o seu caso!

Seja para retomar o controle do seu salão novamente, seja para obter ainda mais sucesso com o seu negócio que já está lucrativo, as dicas apresentadas a seguir serão o seu norte para iniciar uma estratégia infalível de sucesso.

Está preparado?!

FAÇA CONSTANTES PROMOÇÕES

Todo mundo adora uma promoção. E para o seu cliente, saber que sempre encontrará um desconto, um brinde ou um simples mimo em seu salão será a chave para atraí-lo mais vezes e consequentemente, fidelizá-lo.

Por mais que o seu salão não esteja em um bom momento para promover ações promocionais, é fundamental que você encontre algum chamariz, algum gatilho, ainda que pequeno, para chamar a atenção do seu público e conquistar o movimento de antes.

As promoções demonstram que você se importa com o bolso e com a satisfação do seu cliente, e por isso está constantemente pensando em formas de agradá-lo através de um desconto ou campanha especial.

Algumas das sugestões a seguir pode ser útil e muito bem-vinda em seu salão. Confira:

  • Programa de indicação: A cliente indica uma ou várias amigas e ambas ganham um desconto especial no serviço escolhido. É a forma mais efetiva da divulgação boca-a-boca.
  • Compre um serviço e ganhe outro: Uma estratégia para divulgar novos procedimentos ou para que aquela nova cliente conheça os outros serviços oferecidos em seu salão é o famoso “Compre 1. Leve 2”. Você pode oferecer um serviço de coloração, por exemplo, e a cliente ganhará um botox capilar.
  • Kit especial para novos clientes: Muitas vezes não é um super desconto que chama a atenção de um potencial cliente, mas sim aquele mimo, aquele carinho e atenção ao conhecer o seu negócio. Por isso, agradar esses novos clientes com um kit simples de Bem-Vindo vai ficar gravado na memória deles, pois como se sabe, a primeira boa impressão é a que fica!
  • Desconto para agendamento online: Além de mais praticidade para o seu cliente, o agendamento online pode ser uma excelente saída para a divulgação das suas redes sociais, como Facebook e WhatsApp, por exemplo. A cliente não precisará ligar ou ir até o salão agendar um horário, pois o fará pelo aplicativo que desejar, de forma rápida e prática, afinal, todos estão no mundo virtual atualmente. Você pode oferecer um desconto irrisório para o agendamento online. O intuito maior é gerar movimentação nas redes sociais. Apenas fique atento para estar sempre disponível, para que essa ação não tenha o resultado contrário, de insatisfação e desagrado.

FIRME PARCERIAS

Conseguir desenvolver um bom networking o ajudará a atrair mais clientes que ainda não conhecem os seus serviços. Firmar parcerias com outras empresas relacionadas ao seu negócio é uma ótima forma de “se mostrar” para o mercado.

Algumas opções de parcerias podem surgir também de empresas fora do campo da beleza e estética, como concessionárias e empresas de outros ramos. Esse tipo de parceria pode beneficiar os funcionários, por exemplo, com descontos especiais e convênios que atrairão um público sempre presente em seu salão.

Outros tipos de parcerias mais comuns são as feitas entre salão e fotógrafos, assessores de eventos, faculdades, revistas ou programas de televisão local.

Essa é uma estratégia que permite que os seus parceiros promovam e divulguem o seu trabalho naturalmente, agregando tudo o que o cliente deseja em apenas uma rede de serviços.

MARQUE PRESENÇA NAS REDES SOCIAIS

Toda e qualquer empresa hoje em dia precisa estar na internet. Seja em um site, blog, redes sociais ou anúncios, seu salão precisa ser encontrado nos meios digitais.

Principalmente no mundo da beleza, com a era dos blogueiros e youtubers em alta, o seu negócio precisa ser visto, comentado e compartilhado para alcançar mais pessoas.

Ter uma página no Facebook é praticamente um quesito obrigatório. Um cliente ao pesquisar sobre o seu negócio na internet buscará muito provavelmente as informações no Facebook, por ser uma das redes sociais mais acessadas e com grande possibilidade de engajamento. Aproveite essa ferramenta para divulgar seus serviços, promoções, novidades e até compartilhar o resultado de seus clientes.

Criar e manter um perfil no Instagram também é uma excelente sacada! Por lá você pode postar fotos mais informais e do cotidiano dos profissionais em seu salão. Isso aproxima o cliente e faz o relacionamento passar de simplesmente virtual para mais pessoal.

O mesmo ocorre com o WhatsApp. Se for prático e viável para o seu salão e seus clientes permitirem esse tipo de contato, esse APP pode ser muito útil no agendamento e confirmação de horários e divulgação de promoções relâmpago, por exemplo.

O certo é que, seja onde for, seu salão precisa abraçar a era digital de pessoas cada vez mais conectadas e inteiradas nesse universo.

PROMOVA EVENTOS MENSALEMENTE

Receber amigos e clientes em eventos divertidos e casuais aproxima o seu público e fortifica a sua marca no mercado. Isso porque com a promoção de eventos realizados em seu salão, as pessoas têm a oportunidade de conhecerem ou visitarem novamente o seu espaço, e tendo esse público pertinho de você é muito mais fácil atraí-los.

Se você tiver a oportunidade de organizar um evento, happy hour, chá da tarde ou qualquer outra campanha uma vez por mês, isso fará com que você tenha um público fiel e ansioso por cada evento, pois sua clientela saberá que sempre há novidades e uma recepção bacana em seu salão.

Eventos beneficentes também são uma oportunidade especial de praticar a sustentabilidade do seu negócio. Você pode, por exemplo, promover um chá com suas clientes, incentivando a doação de cabelos para os hospitais. Bacana, não é?!

ATUALIZE O VISUAL DO SEU SALÃO

A cliente que busca os serviços de um salão de beleza certamente espera encontrar um “lugar de beleza”. Imagine um salão com uma fachada antiga, desatualizada e suja. Imagine essas mesmas condições refletidas no interior de um salão mal iluminado, abafado e sem vida. Isso é péssimo!

Por isso, o básico de uma empresa que deseja transmitir confiança e credibilidade é ter o seu ponto de venda como um local agradável, limpo, bem iluminado, decorado e atraente.

Invista em atualizar periodicamente a sua fachada, os móveis e objetos de decoração do salão, ou simplesmente dar uma nova cara renovando as cores das paredes, por exemplo. Um layout bem organizado e detalhes pensados com dedicação farão a diferença na concepção do seu negócio.

Isso vale também para o seu website, pois é uma porta de entrada para o cliente que busca informações sobre o seu negócio na internet. Sites com layout mais clean e objetivos, condizente com o seu ponto físico, são extremamente importantes.

O cliente pode não mencionar ou elogiar essas mudanças, mas com certeza o aspecto visual do seu salão será a primeira impressão que ficará registrada na memória dele. E assim como todos, vez ou outra, gostam ou precisam mudar, assim também o seu salão merece uma repaginada!

Além dessas dicas, é importante observar alguns aspectos que podem estar impedindo o crescimento do seu salão. Fatores como a não-personalização do atendimento, falta de renovação do ponto de venda, ausência de práticas gerenciais para controle e análise dos resultados e a não-realização de atividades sustentáveis podem ser o impecílio que está travando o seu negócio.

Dedique seu tempo e seu um atento para identificar as atuais falhas em seu salão e prepare-se para colocar em prática as dicas que farão o seu trabalho bombar!!

Depois nos conte o resultado…

Até mais! 😉

REFERÊNCIAS
HTTP://WWW.UNIVERSIDADEDABELEZA.COM/27-IDEIAS-INCRIVEIS-DE-COMO-DIVULGAR-UM-SALAO-DE-BELEZA/
HTTP://WWW.NOVONEGOCIO.COM.BR/MONTAR-NEGOCIO/IDEIAS-DE-PROMOCOES-PARA-SALAO-DE-BELEZA/
HTTP://BLOG.BEAUTYDATE.COM.BR/7-IDEIAS-DE-MARKETING-PARA-SAIR-DA-ROTINA-NO-SEU-SALAO-DE-BELEZA/
HTTP://WWW.SEGREDOSDESALAO.COM.BR/NOTICIA/EXPERT-DESVENDA-OS-SEGREDOS-DE-UM-SALAO-DE-SUCESSO-1-IMPRESSAO-E-A-QUE-FICA_A2499/1
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