Como atrair mais clientes
6 de julho de 2017
VISAGISMO
7 de julho de 2017

Case de Sucesso: BELEZA NATURAL

Hoje você vai conhecer a história da rede de salões que está tomando conta do país e ganhando prêmios se destacando por sua inovação e espírito empreendedor.

Beleza Natural é uma rede de salões especializados em cabelos crespos e cacheados. Nasceu do sonho de quatro sócios: Heloisa Assisa Zica e principal fundadora, seu marido, Jair Conde, o irmão Rogério Assis e a cunhada, Leila Velez.

O trabalho árduo de uma ex-empregada doméstica, um ex-taxista e dois ex-funcionários do Mac Donald’s fundaram a rede que hoje conta com mais de 40 unidades nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais. Empregam mais 3 mil colaboradores e atendem cerca de 100 mil clientes por mês em toda a rede.

 

O INÍCIO

Tudo começou há mais de 21 anos, quando Zica embarcou em uma saga para encontrar a fórmula perfeita que traria brilho e balanço para os seus cachos rebeldes. Na década de 70, Zica estava insatisfeita com seus cabelos, mas não queria recorrer aos alisamentos feitos na época e também não haviam produtos que tratassem e realçassem a beleza do cabelo afro.

Aos 21 anos, Zica fez um curso de cabeleireira para aprender a tratar os seus fios e começou a misturar e testar produtos que relaxassem o volume dos cabelos, sem tirar sua principal característica, os cachos.

Para não correr o risco de danificar seus cabelos a cada teste, Zica usava uma cobaia muito especial: seu irmão Rogério. Por ser um cabelo curto e de homem, caso as misturas não funcionassem, era só raspar e testar de novo!

Após 10 anos de muita pesquisa, surgiu a fórmula perfeita, batizada de Super-Relaxante e que iria revolucionar um nicho de mercado. O produto hidratava o cabelo, tirava o volume e deixava os cachos mais definidos. Então os quatro sócios decidiram abrir um pequeno salão na Grande Tijuca, no Rio de Janeiro, que começou a ter todos os dias filas e mais filas de clientes ansiosas para testar a tão famosa fórmula dos sonhos.

“Tínhamos dificuldade em fechar parcerias com laboratórios químicos, que não viam vantagem em formular produtos segmentados e exclusivos para uma rede de salão de belezas, o que nos levou a essa iniciativa”, explicou Leila Velez. Até que finalmente conseguiram aperfeiçoar e patentear o Super-Relaxante e então, não pararam mais de crescer!

 

RECONHECIMENTO E PRÊMIOS

Para a equipe do Beleza Natural, cuidar da autoestima é um assunto sério. Principalmente quando se trata da beleza negra no Brasil, onde mais de 70% da população apresenta o fio crespo ou ondulado.

A motivação de continuar crescendo e atendendo cada vez mais a necessidade das mulheres levou o trabalho do instituto a um outo nível. A qualidade do produto Super-Relaxante é certificada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a empresa ainda conta com um Controle de Qualidade, atuante em todas as filiais, como forma de garantir a excelência na prestação dos serviços e padrões estabelecidos.

Sem contar os inúmeros prêmios que a marca vem recebendo ao longo dos anos. Em 2006, ganharam o Prêmio Empreendedores do Novo Brasil, da Revista Você S&A e o Prêmio Empreendedores do Ano, pela Ernst & Young. Em 2007, Zica foi eleita a Mulher Mais Influente do Brasil, pelo Jornal do Brasil e Gazeta Mercantil e recebeu da Associação dos Dirigentes de Vendas de Marketing do Brasil (ADVB) o título de Personagem Empreendedora do Ano. Em 2011, foi a vez de Leila Velez receber o título de Mulher Empreendedora de Alto Impacto do Ano, pela Veuve Clicquot, entregue em São Francisco, nos EUA. Em 2012, Zica recebeu o Prêmio Cláudia, considerado a maior premiação feminina da América Latina. E em 2014, Leilla Velez, foi escolhida uma das Young Global Leaders pelo World Economic Forum, de Davos.

É o reconhecimento de um trabalho dedicado e promissor!

 

A GRANDE SACADA

Como qualquer empresa que consegue crescer e alcançar sucesso, infelizmente não existe segredo!

A grande sacada que a empresa conseguiu identificar foi a definição exata de um nicho de mercado em que atuaria, no caso, o tratamento capilar para mulheres com cabelo crespo.

Além de ter seu público extremamente definido e segmentado, os sócios estão em constante busca pelo aperfeiçoamento da gestão do negócio. Leila, por exemplo, investe muito em sua própria formação. Com o crescimento da rede, Leila se formou em Administração de Empresas e fez um MBA em estratégia, além de frequentar vários cursos e workshops.

“Não busco só a base teórica, mas uma espécie de mentoria com os professores. Levo as situações do dia a dia da empresa para a sala de aula. O que aprendo lá também trago para dentro do negócio.”, afirma Leila.

 

Os exemplos de cases de sucesso como esse, servem de inspiração e podem ajudar você, empreendedor, a dar uma guinada em seu negócio e um dia também se tornar referência no mercado. Basta acreditar e se dedicar.

Por fim, assista a entrevista das sócias Zica e Leila e conheça mais de perto esse trabalho.

https://www.youtube.com/watch?v=h21L6c1-rXs

 

Até mais! 😉

X