Manicure
5 de agosto de 2017
Transição capilar
11 de agosto de 2017

Case de Sucesso

História boa tem que ser compartilhada, não é mesmo? Por isso, na matéria de hoje selecionamos um case de sucesso que irá te inspirar e motivar o seu negócio a expandir cada vez mais. Vamos conferir?

 

RENATA SECCO

A carioca Renata Secco, formada em Psicologia pela Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, exerceu por muitos anos a função de consultora e gerente de lojas no varejo, quando uma de suas clientes a convidou para trabalhar na rede de salões Werner. O seu primeiro contato com o ramo da beleza e estética foi desafiador, pois Renata agora seria responsável por gerenciar 100 pessoas, além de administrar outras tarefas.

 

A OPORTUNIDADE

 

Em 2011, durante uma entrevista cotidiana de consultoria e enquanto ainda trabalhava na rede Werner, surge a oportunidade de se tornar empreendedora. Sua cliente, dona de um salão de beleza, estava com dificuldades para gerenciar o seu negócio. O salão, montado e presenteado pelo marido, não a agradava e estava com sérios problemas administrativos. Contudo, a cliente não conseguia se desfazer do negócio devido ao apego emocional.

Após a entrevista, Renata decidiu que não fecharia o contrato de consultoria, uma vez que para que algo melhore e funcione bem, ambas as partes precisam estar trabalhando com afinco, o que não era o caso da sua cliente. Renata então decidiu visitá-la em sua casa e foi aí que o marido da cliente encontrou a melhor solução para o caso: o salão agora era de Renata.

 

ASSUMINDO O NEGÓCIO

 

Para estruturar e dar andamento a um negócio que estava prestes a desmoronar, Renata contou com a ajuda do pai, que fez um empréstimo em seu nome para bancar os primeiros investimentos. Nada foi fácil mas hoje, com três lojas no Rio de Janeiro, Renata está confiante que o setor de beleza vai bem, mesmo em meio à crise, porém reconhece a dificuldade de aumentar o faturamento.

Um dos motivos Renara atribui à alta tributação sobre o salário dos funcionários, que na maioria das vezes acabam ganhando até 50% de comissão, restando à empresa os gastos com impostos.

Como a margem de lucro nem sempre é o suficiente para custear tais despesas, Renata acredita no projeto “Salão Parceiro-Profissional Parceiro” que consiste em eliminar o vínculo empregatício no setor e permite que os profissionais trabalhem de forma autônoma dentro dos estabelecimentos.

Renata também teve que aprender a lidar com a alta concorrência no setor. Apenas no Barra Square, shopping onde está localizada a loja mais antiga, há outros 10 salões de beleza. Algumas funções administrativas e estratégicas também estão sendo trabalhadas para que Renata consiga abraçar as três unidades, pois segundo ela a parte mais difícil de ser uma empreendedora é saber delegar. Por isso, a empresa busca estar sempre em constante desenvolvimento pessoal, para propagar cada vez mais a marca com sustentabilidade e qualidade.

 

O ESPAÇO CONTEMPORÂNEO

 

O Espaço Contemporâneo teve sua primeira loja inaugurada em dezembro de 2011. O salão oferece instalações e uma equipe especializada em beleza e estética. Oferece serviços de manicure, cabeleireiro, coloração, maquiagem, depilação e estética, além de reunir em um único local, tudo o que as clientes buscam para ficar lindas no dia a dia e em ocasiões especiais, garante Renata.

A segunda unidade foi instalada na Barra da Tijuca, bem como a terceira loja, que veio em seguida no ano de 2014, porém com uma proposta diferente.

O Espaço Contemporâneo Prime foi pensado para o segmento de luxo e conta com um espaço FOR MEN, com duas salas exclusivas para atendimento do público masculino, além de um charmoso bistrô com comidinhas saudáveis e outros diferenciais agregados.

Ao todo, as três unidades oferecem um cardápio com mais de 30 serviços à disposição dos clientes.

 

PROJETO EM EXPANSÃO

 

Renata não revela os números do faturamento e nem o valor do empréstimo adquirido no início para custear os investimentos, mas garante que todo o esforço já foi compensado. Todavia, uma quarta loja não está nos planos de Renata, que busca atualmente priorizar a consolidação das três filiais em funcionamento, para só então, posteriormente, maturar a ideia de uma nova unidade.

 

É comum que histórias como a de Renata nos façam refletir e nos motivem a alcançar os nossos objetivos. Por isso, invista tempo e esforço em seu negócio e aprenda com exemplos de sucesso, como este, a alavancar o seu salão e tornar-se uma referência dentre os concorrentes.

E você, também tem uma história boa para compartilhar conosco? Deixe aqui nos comentários. Vamos adorar conhecer mais sobre o seu negócio!

Bom trabalho e até a próxima!

X