Técnicas de coloração
29 de julho de 2017
Manicure
5 de agosto de 2017

Detox Capilar

Como fazer no salão de beleza e em casa

 

Você provavelmente já ouviu falar em Detox, certo? O conceito da desintoxicação, visando a saúde do corpo e uma alimentação equilibrada, pode proporcionar mais energia, vitalidade e bem estar.

Mas e quando falamos em Detox Capilar?

Acompanhando a necessidade de criar mais um método de tratamento para os cabelos, o mercado entrou nessa onda também.

Se você ainda não oferece o serviço de Detox Capilar em seu salão, fique de olho nessa matéria e saiba tudo sobre o assunto para poder acompanhar as tendências no mundo da saúde e beleza.

Vamos lá?!

 

O QUE É DETOX CAPILAR?

O Detox Capilar é um conjunto de procedimentos que ajuda o couro cabeludo a funcionar melhor, eliminando as toxinas e contribuindo para a saúde do fio e serve para remover o excesso de produto, oleosidade, sal, cloro e poluição recorrentes do dia a dia. Esse excesso de resíduos impede que o bulbo capilar respire, resultando na queda de cabelo e influenciando no crescimento do fio.

Diariamente utilizamos diversos cosméticos capilares, a fim de modelar, proteger, limpar e hidratar as madeixas. A sobrecarga de toxinas e químicas presentes nos produtos como gel, spray, óleo, máscaras e até o mesmo o shampoo e condicionador usados no cuidado diário, podem se tornar agentes que contribuem para a opacidade e sensibilidade dos cabelos.

Diante disso, o Detox Capilar vem com a função de limpar profundamente os cabelos e principalmente, o couro cabeludo, revigorando e devolvendo a maleabilidade aos fios, além de auxiliar no crescimento capilar. A proposta daquela sensação leve e agradável que encontramos em uma pele limpa ou organismo regulado é o que o Detox Capilar promete aos cabelos.

 

BENEFÍCIOS

São inúmeros os benefícios que um tratamento de Detox Capilar pode proporcionar aos cabelos, dentre eles:

 

  • Tem ação antioxidante;
  • Devolve o movimento dos cabelos;
  • Auxilia no combate aos radicais livres;
  • Restaura a saúde dos fios e do couro cabeludo;
  • Revigora e equilibra o pH do cabelo;
  • Ativa a circulação sanguínea;
  • Melhora o funcionamento das glândulas sebáceas;
  • Remove células mortas;
  • Contribui para o crescimento capilar;
  • Reduz a oleosidade e a caspa;
  • Fortalece os cabelos;
  • Ameniza o efeito das químicas.

 

QUEM PODE FAZER?

O Detox Capilar é compatível com qualquer tipo de cabelo e com a valorização dos cabelos naturais em alta, ele apresenta-se como um tratamento interessante para manter a saúde dos fios em dia.

Para quem voltou da praia recentemente ou vai à piscina com frequência é muito comum que os cabelos fiquem opacos, pesados e sem brilho. Um tratamento como este pode ser o salva-vidas nessas horas e também auxilia em casos de cabelos extremamente oleosos.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      

Contudo, uma limpeza tão profunda pode preocupar aquelas que são adeptas aos alisamentos, colorações e outras químicas. Para estes procedimentos que agem mais superficialmente, criando apenas uma capa nos fios, pode ocorrer de o Detox Capilar enfraquecer o efeito dessas químicas. No caso de outras processos mais profundos, como a cauterização, que age dentro da fibra capilar, não existe o risco de modificar a estrutura dos fios.

Ou seja, todos podem e devem fazer!

 

QUANDO FAZER?

Para quem abusa de processos químicos e finalizadores, recomenda-se um intervalo de 15 dias entre os procedimentos. Para os cabelos naturais, livres de química, a cada 30 dias é o período ideal.

 

COMO É FEITO NO SALÃO

Realizar um tratamento de Detox Capilar no salão garante um efeito incrível e custa em média de R$200 a R$500 reais, de acordo com os produtos utilizados.

Normalmente, o processo é o mesmo, com pequenas variações na ordem do procedimento e nos produtos utilizados, conforme o trabalho de cada salão. O tratamento consiste em:

 

  • Limpeza profunda;
  • Esfoliação do couro cabeludo para remoção das células mortas;
  • Aplicação de argila (em casos de cabelos muito oleosos);
  • Aplicação de tônico capilar e máscara nutritiva;
  • Utilização de equipamento específico para dilatar o bulbo capilar e penetrar os produtos com mais eficácia;
  • Finalização com leave-in líquido e loção adstringente à base de ervas.

O único cuidado para os profissionais é em relação à etapa de aplicação da argila, que deve ser concentrada somente no couro cabeludo, pois se aplicada no comprimento dos fios deixará o cabelo ressecado. O mesmo vale para a máscara nutritiva, que deve ser aplicada apenas na extensão dos fios, evitando que o produto encoste na raiz, podendo deixá-la oleosa e obstruída.

Os salões que oferecem tratamento de Detox Capilar já podem se considerar um passo à frente dos concorrentes. E se o profissional também tiver o cuidado de detectar outras necessidades do cabelo, como falta de nutrientes e vitaminas, oferecendo em conjunto a reposição destes componentes através de uma hidratação ou nutrição, este sim será um grande diferencial para o seu salão.

 

COMO FAZER EM CASA

Por ser um tratamento simples, as clientes não precisarão estar o tempo todo vinculadas ao salão. É possível que, vez ou outra, elas realizem o procedimento em casa, com produtos de fácil acesso e com um custo bem mais baixo. Certamente, o efeito será diferente do alcançado em um salão com profissionais e produtos específicos, mas o resultado com esta receita caseira também cumprirá o papel de desintoxicar os cabelos e ajudá-los a recuperar o brilho e a leveza.

 

Ingredientes:

  • 6 rodelas de gengibre in natura
  • Suco de 2 limões
  • 6 galhos de alecrim
  • 3 gotas de essência de alecrim
  • 3 gotas de essência de lavanda

 

Bata todos os ingredientes no liquidificador, obtendo um líquido bem homogêneo. Coloque a mistura em um aplicador ou borrifador e passe por todo o couro cabeludo, massageando suavemente. Aplique também em toda a extensão do cabelo, que pode estar seco, e deixe agir por 15 minutos. Lave normalmente, lembrando de enxaguar bem para evitar o acúmulo de quaisquer resíduos na raiz.

 

DICAS

Para garantir um cabelo sempre bem limpo e leve, algumas dicas no cuidado diário podem contribuir para a saúde dos fios. Veja:

 

  • Ao lavar o cabelo, é fundamental que se dilua uma porção de shampoo em 2 porções de água. Essa diluição ajuda a aplicar com mais regularidade o shampoo na raiz, evitando que acumule muito produto em um só local;
  • Condicionadores e máscaras jamais devem ser aplicados na raiz. Suas funções de amaciar e hidratar os fios são destinadas apenas ao comprimento dos cabelo, e não o couro cabeludo;
  • Todos sabemos da importância de evitar a água muito quente nos cabelos. Por isso, a água morna é a melhor opção para não danificar as cutículas do fio. Vale também finalizar com um último enxágue de água mineral. A diferença no brilho e balanço do cabelo é notória.

 

O Detox Capilar não faz mágica, mas seu poder de limpeza profunda e hidratação é tudo que um cabelo precisa para se manter saudável e com aspecto de leveza. Ao fazer um Detox Capilar, a nutrição natural dos cabelos é ativada e, uma vez que as cutículas capilares abrem e fecham com mais facilidade, tanto a limpeza, quanto a receptividade aos agentes hidratantes são mais intensas, por atingirem o fio capilar como um todo e não apenas a sua superfície.

Uma frequência adequada, aliada a boa alimentação garantirão a saúde dos fios, fortalecendo-os para os impactos químicos e fatores externos decorrentes do dia a dia.

Anote estas dicas e compartilhe com suas clientes. Até a próxima!

X