Detox Capilar
1 de agosto de 2017
Case de Sucesso
8 de agosto de 2017

Manicure

Como ter uma excelente profissional em seu salão?

 

Um salão de beleza não é completo sem o serviço de profissionais especializados em cuidados com a saúde e a beleza das unhas.

Manicures e pedicures tem um papel fundamental no cotidiano do salão, uma vez que as mulheres não dispensam este serviço e o consomem com bastante frequência, além de presenciarmos cada vez mais a presença dos homens nos salões, aderindo também a este cuidado.

Diante disso, você, empreendedor e responsável pelo salão, precisa saber como escolher bons profissionais para atuar em seu negócio, além de compartilhar destas dicas valiosas para que o trabalho de suas manicure, pedicures e nail designers seja o mais completo e com qualidade.

 

CONTRATANDO BONS PROFISSIONAIS

 

Hoje, com a lei “Salão Parceiro – Profissional Parceiro” (link) existe a possibilidade de relação entre salão e profissionais, sem que haja vínculo empregatício. Ambos podem optar pelo quadro que melhor lhes favorecer.

E como você seleciona os profissionais que irão trabalhar em seu salão?

Contratar manicures e pedicures não tem nenhum segredo, mas com algumas dicas simples e práticas você pode otimizar a sua seleção e garantir que um bom profissional estará a sua disposição para executar os serviços.

Para tanto, você começar fazendo a seleção dos profissionais através de indicações, cursos, anúncios pagos, redes sociais ou cartazes visíveis no ambiente do salão.  Após a seleção dos melhores candidatos, entreviste e analise a competência de cada um, busque referências com pessoas relacionadas e anote os pontos fracos e fortes perceptíveis durante a entrevista. Você também pode fazer alguns testes práticos, para verificar a habilidade e agilidade da candidata.

 

GERENCIANDO SUA EQUIPE

 

Com os profissionais já em seu quadro de colaboradores, agora é hora de gerenciar sua equipe, disponibilizando as melhores condições de trabalho e atendimento. Algumas informações podem auxiliá-lo neste processo. Veja:

 

#1 Profissionalismos e postura

Para que o público identifique seu salão e os profissionais com uma boa reputação, é preciso que os processos sejam bem definidos e organizados. Principalmente organizados, pois as manicures devem se atentar para a higienização de todos os materiais, bem como preservar um espaço confortável e limpo para os clientes. Lembre-se também que profissionalismo e postura incluem ética na conversa e no relacionamento com os clientes.

 

#2 Conforto no atendimento

A estrutura do seu salão precisa atender a necessidade de um espaço confortável e próprio para as manicures e suas clientes. Ainda que o espaço do local seja pequeno, vale investir em bons móveis para que o atendimento seja mais agradável e o tempo de espera, caso exista, seja menos cansativo. E não esqueça daquele cafezinho amigo, certo?!

 

#3 Relacionamento

O ambiente do salão de beleza é característico de muitas conversas e relacionamentos entre profissionais e o público. Quando as clientes buscam cuidar da aparência, está implícito que elas estão cuidando também de sua autoestima. Por isso, muitas vezes os profissionais, principalmente as manicures, acabam se tornando grandes amigas e quase “psicólogas” nas conversas diárias. Esse tipo de contato com os cliente é fundamental, desde que não ultrapasse os limites da ética e do respeito. Procure orientar suas manicures a dosarem o tipo e a quantidade de conversa durante os atendimentos, pois este comportamento fará a diferença.

#4 Tendências e novidades

O mundo da beleza é o setor que precisa estar mais ligado às tendências mundiais. O salão de beleza, enquanto canal principal de contato com os consumidores, muito mais precisam estar ligados em todas as novidades. Neste ponto, garanta que suas manicures estejam sempre antenadas às informações de novas cores de esmalte, formato de unhas, métodos inovadores e tudo que englobar estes assuntos.

 

MATERIAIS BÁSICOS

 

Confira os materiais básicos necessários que qualquer manicure e pedicure precisa ter para realizar os atendimentos:

 

  • Alicates para cutícula;
  • Alicate para corte de unhas;
  • Algodão ou gaze;
  • Espátulas de metal;
  • Palitos de metal ou madeira para unhas;
  • Creme hidratante para as unhas;
  • Toalhas brancas de mão;
  • Acetona e removedor de esmaltes;
  • Lixa grande descartável para os pés;
  • Escova pequena para limpeza de alicate;
  • Base para unhas e top coats;
  • Óleo secante ou spray;
  • Pó hemostático (para estancar sangramentos);
  • Luvas cirúrgicas;
  • Toucas higiênicas;
  • Lixas pretas descartáveis;
  • Potes pequenos para água;
  • Bacia para os pés;
  • Saquinhos descartáveis para bacia do pé e mão;
  • Borrifador de água;
  • Álcool 70%;
  • Máscara descartável;
  • E claro, muitos esmaltes de cores variados!

 

DICAS

 

Toda boa manicure sempre tem aquele segredinho na hora de fazer as unhas de suas clientes. Por isso, selecionamos algumas dicas que contribuirão para que o seu atendimento também seja prático, otimizado e com mais qualidade. Confira:

 

#1 ESMALTAÇÃO

Uma boa esmaltação começa sempre pela etapa de limpeza. Como qualquer substância oleosa nas unhas pode fazer elas descascarem mais rápido, poeira e outros fatores também podem comprometer a durabilidade. Por isso, comoece o processo levando bem a superfície das unhas da cliente. E para o esmalte durar mais tempo, a dica é passar a ponta do palito com algodão embebido na acetona sobre a parte lixada da unha, logo depois de pintada. Isso contribui para que o excesso de esmalte seja removido, que é o principal culpado pelas pontas descascarem mais rápido. Para a aplicação, comece pelo centro, bem abaixo da cutícula. Posicione o pincel e empurre em direção à cutícula para pintar o mais próximo possível, sem borrar. Na hora de levar o pincel às extremidades, curve-o bem para que ele acompanhe perfeitamente o formato arredondado da base das unhas. E tente não passá-lo mais do que seis vezes, para que a aplicação fique totalmente uniforme.

 

#2 SECAGEM

Além do spray e óleo secante, você pode fazer a secagem do esmalte de suas clientes com água gelada. Um pequeno potinho com água bem gelada já é o suficiente. Após a esmaltação, mergulhe as unhas na água rapidamente. Isso faz com que o esmalte seque mais rápido e sela na unha.  

 

#3 DURABILIDADE

Deixar as unhas pintadas por mais de cinco dias pode enfraquecê-las. Por isso, oriente as clientes a removerem o esmalte em casa, caso elas não procurem o salão no período adequado para manutenção. Não tente reaproveitar esmaltes ressecados utilizando solventes, pois eles modificam sua composição química, comprometendo a qualidade e durabilidade do produto. Lugares muito quentes, em ambientes onde bate sol, também alteram a consistência do esmalte.

 

#4 CUTICULAS

As cutículas são barreiras protetoras naturais contra a invasão de microorganismos causadores de doenças. Salvo em casos em que a cliente insista em remover profundamente as cutículas, não é recomendado fazê-lo, mas retirar somente o excesso, ou ainda, apenas empurrá-las com o auxílio de um palito ou esponja macia para esfoliar e amaciar as cutículas, em vez de remover tudo com o alicate. Assim, as cutículas continuarão cumprindo sua função e protegendo as unhas contra fungos e bactérias.

 

#5 LIXAR

Nas mãos, o formato quadrado que exige movimentos firmes e retos da lixa é o mais indicado, pois não quebra com facilidade. As unhas dos pés devem ser lixadas no formato quadrado, evitando que encravem. Quando as unhas estiverem curtas, sugira à sua cliente um formato ligeiramente quadrado e conforme forem crescendo, procure arredondá-la, criando um formato oval, parecido com o de uma amêndoa. Isso ajuda a deixar dedos mais longos e elegantes. Esporadicamente, lixe a superfície das unhas da cliente com a lixa d’água fina, que é mais delicada e ideal para remover as impurezas e céluas mortas.

 

#6 REMOÇÃO

Em casos de esmaltes escuros, aplique óleo de cutícula ao redor das unhas antes de remover. Isso impede que o excesso manche as unhas ou as cutículas. E para remover o esmalte de maneira mais rápida e fácil, use gaze em vez de algodão. A textura da gaze “agarra” o esmalte sem manchar toda a pele ao redor, além de não deixar nenhum resquício para trás.

 

ESMALTES DO ANO

 

Como mencionamos anteriormente, as manicures precisam estar super antenadas em todas as novidades do mercado em matéria de cor e esmaltes.

Algumas cores clássicas fizeram sucesso neste verão e continuarão tendência na próxima estação. Outras cores sempre surgem, marcando a temporada no mundo da moda, beleza e cosméticos, que é o caso da cor eleita pela Pantone como a cor de 2017, a Greenery, um tom de verde-amarelado fresco, moderno e que remete aos primeiros dias da primavera. A mulherada já está pedindo nos salões!

Outra forte tendência, não apenas em cor de esmalte, mas em peças de roupas e acessórios, são os tons metalizados. Nas desfiles de passarela as diversas cores metálicas tem sido destaque e já são um sucesso nas ruas.

 

Anote estas dicas para desenvolver um trabalho incrível e de qualidade junto às suas profissionais manicures e pedicures.

Até a próxima!

X