Visagismo II
3 de fevereiro de 2018
Tratamentos Capilares
30 de outubro de 2018

O uso do Formol em escovas progressivas

AS PROGRESSIVAS CONVENCIONAIS

O formol é uma química utilizada para alisar os cabelos, criado por um cabeleireiro no subúrbio do  Rio de Janeiro nos anos 2000. Começou a se popularizar em todo o Brasil e ainda hoje é utilizado em vários salões de beleza.

Em 2004, veio o alerta do INCA (Instituto Nacional do Câncer) sobre o formol, como sendo um agente reconhecidamente cancerígeno. Em 2009, a ANVISA proibiu a venda de formol puro em todo o país, pois claramente estava sendo utilizado de forma indevida e causando sérios problemas de saúde nas clientes.

A quantidade de formol liberada (0,2%) não é suficiente para alisar os cabelos. Quando alisa, cliente e profissional devem estar atentos, pois significa que contém uma quantidade maior que a permitida.

Mesmo assim, ainda existem salões que continuam usando o formol, disfarçado por outros nomes: Escova inteligente, marroquina, de chocolate, egípcia, entre outros. Além disso, muitas marcas comercializam o produto com quantidade proibida e falsificam no rótulo da embalagem a autorização da ANVISA. Muitas vezes também é manipulado nos próprios salões – conhecido como batizar o produto -, e misturado à cremes e outros cosméticos capilares, a fim de camuflar o cheiro forte.

Todavia, o formol, quando utilizado de forma incorreta, é prejudicial tanto para as clientes, como principalmente para os profissionais, que ficam expostos diariamente à química, podendo acarretar diversos danos à saúde, como alguns destes efeitos tóxicos:

  • Queimadura química no couro cabeludo;
  • O produto ao entrar por qualquer ferida no couro cabeludo é levado à corrente sanguínea e pode causar o fechamento das traqueias e brônquios;
  • Pode causar irritação no nariz e garganta, podendo levar à tumores na boca, laringe, traqueia e também pode atacar o fígado;
  • Ao evaporar, é inalado por todos que estão no ambiente;
  • Em casos extremos, há um colapso circulatório, resultando em queda de pressão, onde a pessoa pode entrar em choque e morrer.

A SMOOTH CREAM PRATIK PRO

Diferente de outras fórmulas, a Progressiva Smooth Cream é completamente livre de formol. Sem fumaça, sem ardência e totalmente seguro.

Sua fórmula à base de ácido lático é enriquecida com Keratin, óleo de coco e pantenol que oferecem o máximo tratamento aos cabelos durante o processo.

Outro diferencial está no “shampoo clean”, que possui PH fisiológico, o que permite uma limpeza profunda, mas sem nenhuma agressão aos fios. Já os outros shampoos possuem PH alcalino, causando um desgaste desnecessário ao cabelo.

A Progressiva Smooth Cream promove uma redução de volume aos cabelos, eliminando o frizz e em alguns casos, alcançando resultados de cabelos completamente lisos, com efeito temporário.

É mais segurança para o profissional e para as clientes!

X