5 PROMOÇÕES PARA LUCRAR E MOVIMENTAR O SALÃO
23 de janeiro de 2018
O uso do Formol em escovas progressivas
15 de março de 2018

Visagismo II

Descobrindo os formatos de rosto

O nosso rosto é como um cartão de visita e estamos sempre tentando fazer com que este fique esteticamente harmonioso, valorizando os pontos fortes e disfarçando os traços menos atraentes através de maquiagem, cor ou corte de cabelo.

O Visagismo é um técnica que consiste em adequar imagem e personalidade, através de estudos que revelam as características físicas de uma pessoa. Além dos tipos de beleza (sanguínea, fleumática, colérica e melancólica), que você pode conferir aqui (link Visagismo), existem os formatos de rosto que também respondem por algumas características de personalidade e que devem ser levados em conta no resultado esperado de determinado procedimento estético.

Entretanto, não devemos esquecer que cada pessoa exige diferentes análises, pois as técnicas do Visagismo são únicas e devem ser aplicadas de maneira individual para conseguir um resultado eficiente. E você, como um profissional da beleza, deve estar atento para saber identificar os diferentes tipos de rosto de cada cliente.

Então, vamos conferir?!

A teoria dos terços

As proporções de belo e estético se resumem à matemática. A regra dos terços, baseada na proporção áurea ou divina, consiste em um número descoberto por alguns matemáticos e antigos pintores renascentistas, cujos resultados eram sempre desenhos e escopos harmoniosamente projetados e tal proporção é utilizada até hoje em cirurgias plásticas, arquitetura, maquiagem, cinema, design, fotografia, entre outras áreas.

Primeiramente, devemos imaginar uma linha vertical que divide o rosto em duas partes iguais. Em seguida, divide-se esta linha em três partes iguais na horizontal, o qual podemos observar na imagem a seguir:

Mais do que traçar medidas, essa divisão também pode representar um sentimento, conforme cada uma das partes fracionadas. A saber:

Este é o primeiro passo para identificar as características mais importantes do rosto de cada pessoa. Agora, vamos descobrir os tipos de formato.

Formatos de Rosto

O formato do rosto é um aspecto fundamental para o profissional avaliar antes de determinados procedimentos. No caso de um corte de cabelo, por exemplo, se você ainda não tem um olhar crítico e experiente de Visagismo, uma alternativa para analisar o rosto da cliente é imprimir uma boa foto, tirada de frente, sem estar com o rosto abaixado ou levantado. Também é importante que a pessoa esteja com um semblante natural, sem sorrir ou ficar séria, além de tirar todo o cabelo da frente do rosto.

Com a foto e um lápis em mãos, trace linhas em volta do contorno do rosto e então você poderá encontrar um dos seguintes formatos apontados por Philip Hallawell, o “pai do Visagismo”: Oval, redondo, retangular, quadrado, hexagonal de lateral reta, hexagonal de base reta, triangular, triangular invertido e losangular.

Vamos conhecer melhor cada um?!

OVAL

É formado por linhas totalmente arredondadas e lateral curva. A linha de largura é ⅔ da linha de comprimento e não possui ângulos proeminentes, pois os cantos são suaves e delicados. O rosto oval é um pouco mais estreito na mandíbula que nas têmporas e a linha do cabelo é geralmente mais arredondada. Até o século XX esse formato foi considerado como o ideal feminino do Renascimento e ainda hoje é usado como parâmetro para correções na maquiagem ou cirurgia plástica.

Emma Watson – Atriz

REDONDO

O rosto redondo é encontrado com mais frequência em raças orientais e indígenas, sendo pouco comum entre os ocidentais.

Pode ser confundido com o oval, por ter a linha do cabelo também arredondada. Porém, a grande diferença está na testa, que é pequena, além  da distância entre a parte de baixo do nariz e o queixo ser menor que o comprimento de todo o nariz. No geral, as maçãs do rosto são mais largas, enquanto testa e queixo são mais finos.

Kirsten Dunst – Atriz

RETANGULAR

O rosto retangular tem a mesma proporção do rosto oval, ou seja, a linha de largura é proporcional à linha de comprimento. Neste formato as laterais, assim como testa e queixo, são retos. O rosto retangular é mais longo que largo e a testa possui a mesma largura da mandíbula.

Olivia Wilde – Atriz

QUADRADO

Assim como o rosto retangular equivale às proporções do rosto oval, o rosto quadrado tem suas proporções iguais às do rosto redondo, porém com linhas extremamente retas e duras. A testa, mandíbula  e maçãs do rosto possuem a mesma largura. Seu contorno não é alto, mas largo em todos os pontos e apresenta um queixo angular.

Alinne Moraes – Atriz

HEXAGONAL DE LATERAL RETA

A lateral do rosto é uma linha inclinada, mas o queixo tem uma linha reta horizontal. A testa também é geralmente reta no topo e possui bochechas salientes.   Pode ser confundido com o quadrado, por ter as laterais e ângulos retos, porém, a diferença é que os ângulos da mandíbula estão alinhados na linha centro da boca. É um tipo de rosto muito cobiçado para as TVs, foto e vídeo.

Gisele Bündchen – Modelo

HEXAGONAL DE BASE RETA

O formato hexagonal de base reta pode ser confundido com um rosto losango, por isso é preciso ter bastante atenção aos ângulos que formam a lateral do rosto, pois neste formato eles se apresentam menos fechados. No rosto hexagonal o queixo é mais largo e reto, diferente do hexagonal de lateral reta.

Shakira – Cantora

TRIANGULAR

No rosto triangular a parte inferior (mandíbula) é mais larga do que a testa, bem como a lateral é levemente inclinada. É um formato de rosto com cantos em ângulos retos, localizados abaixo da linha centro da boca.

Miley Cirus – Cantora

TRIANGULAR INVERTIDO

Também conhecido como rosto no formato coração, é um tipo  de rosto com a fisionomia mais larga na parte superior e mais afinada na parte inferior. Se observado de frente, a testa é mais larga e o queixo mais fino, o que remete ao formato de um coração.

Reese Witherspoon – Atriz

LOSANGULAR

Esse tipo de rosto é mais estreito em cima, alargando-se na bochecha e tendo o queixo afinado. É muito semelhante ao rosto triangular invertido, porém a testa do rosto em losango é menos larga e em vez de ser reta, forma uma ponta ou curva acentuada.

Halle Berry – Atriz

Como indicar o melhor corte?

No dia a dia do salão você vai se deparar com clientes que estão com uma ideia de corte ou cor na cabeça, porém não conseguem passar com exatidão as dimensões do que realmente desejam no procedimento. Ou seja, não tem noções de Visagismo e harmonia facial. Por isso, após identificar o formato de rosto da cliente e indicar determinado corte, vale a pena sempre buscar fotos de referência, para que a cliente consiga visualmente se imaginar naquele look.

Você pode conferir mais sobre Visagismo e o corte ideal para cada tipo de beleza aqui.

Pronto!

Agora que você já conhece todos os formatos de rosto, não deixe também de conferir a matéria sobre Visagismo – Um diferencial para o seu negócio e fique ainda mais expert nesse assunto, para garantir cada vez mais  satisfação no seu atendimento aos clientes.

Bom trabalho e até a próxima!

REFERÊNCIAS
http://www.segredosdesalao.com.br/noticia/basico-de-visagismo-como-analisar-o-rosto-da-cliente-e-indicar-o-melhor-corte_a1936/1
http://www.portaltudoaqui.com.br/corte-cabelo-feminino-de-acordo-com-o-tipo-de-rostotecnica-do-visagismo/
http://julianabacellarpires.blogspot.com.br/2012/07/formato-de-rosto-visagismo-dicas.html
http://www.bonde.com.br/mulher/beleza-e-estetica/use-o-visagismo-a-seu-favor-tecnica-ajuda-definir-cor-e-corte-ideal-para-cada-tipo-de-cabelo-376764.html
http://vilamulher.uol.com.br/cabelos/penteados/visagismo-cabelo-de-acordo-com-a-personalidade-27185.html
http://gshow.globo.com/programas/mais-voce/O-programa/noticia/2013/10/visagista-analisa-perfil-de-tres-famosas-atraves-dos-tracos-do-rosto.html
http://economia.estadao.com.br/noticias/releases-ae,os-formatos-de-rosto-primarios-e-seu-envolvimento-com-o-visagismo,70001684527
http://alessandrafaria.com/2013/10/saiba-identificar-formato-de-rosto/
http://pt.wikihow.com/Determinar-o-Formato-de-seu-Rosto
https://www.tuasaude.com/tipo-de-rosto/
http://dicavisagista.blogspot.com.br/2010/10/formatos-de-rosto.html
X