Verdade seja dita: o velho boca a boca mudou, hoje as redes sociais são a vitrine dos negócios.
Para divulgar um produto ou serviço é preciso conhecer o perfil do cliente (gostos pessoais, hábitos de consumo, classe social) e adequar o conteúdo às necessidades dele. Assim, quando pensar em desenvolver uma estratégia nas redes sociais para o seu salão de beleza, tenha muito claro o perfil de quem frequenta o seu salão e daqueles que você deseja alcançar.
Tendo em mente o seu público e os diferenciais do seu serviço, fica mais claro definir o que mostrar. A partir daí, é focar na execução e nas várias possibilidades para incrementar a sua estratégia nas redes sociais. Veja algumas dicas, a seguir.
1. Mostre o que você faz
Esse é o primeiro passo para montar um feed atraente para o seu salão de beleza. Fotografe os serviços executados, cortes, luzes, tinturas e demais serviços que o seu salão oferece e publique.
Mas, atenção: para formar um perfil ou feed atraente, escolha fotos do trabalho já realizado como a foto principal. É ela que vai atestar a qualidade do seu serviço. Deixe o passo a passo para os stories ou para situações muito específicas.
2. Mostre os bastidores e o cotidiano com suas clientes
Essa é uma boa dica para você explorar o dia a dia do seu salão de beleza no ambiente dos stories. O antes e depois, a rotina do salão e o making of de produções, são algumas das opções para você construir um ambiente atraente para o seu público.
Essa dica fica ainda mais interessante quando você faz publicações “casadas” (story e feed): no feed você coloca o trabalho finalizado e convida o público para conferir os bastidores da produção nos stories.
3. Invista na divulgação de promoções
As redes sociais são espaços bastante ecléticos e com poder de divulgação muito intenso. Então, tenha um calendário de postagens que inclua promoções dos seus serviços.
Essa é uma dica que precisa ser avaliada com o perfil do seu cliente, já que salões de beleza trabalham com públicos de diferentes classes sociais.
É importante entender as necessidades do seu público e assim definir se você trabalhará uma promoção focada em preços ou se montará um pacote de serviços especiais, por exemplo.
4. Valorize suas clientes e a experiência delas no salão
A maioria do público das redes sociais ama ser visto e, mais ainda, compartilhar uma publicação em que é marcado. Mas atenção: nada de mostrar a execução. Essa é a hora de valorizar a beleza da sua cliente. Além de promover o seu trabalho você promove a autoestima da pessoa.
Tenha também a rotina de compartilhar as fotos em que o salão é marcado. Se sua cliente marcou você é porque está satisfeita, e essa é a melhor propaganda.
5. Dê ao público motivos para continuar seguindo você
Publicações com leveza e bom humor ajudam a construir um público fiel e são uma dica fundamental para a estratégia do seu salão de beleza nas redes sociais.
Escolha fotos, vídeos e textos que levantem a autoestima e ressaltem a importância do bem-estar.
Além disso, mostre um pouco de como tudo isso está presente no dia a dia do seu salão. Mas cuidado: nada de fabricar situações. O que importa aqui é promover o que você tem de melhor. Autenticidade engaja, traz conexão e faz as pessoas se identificarem.
Essas dicas aliadas a um trabalho de qualidade, claro, certamente ajudarão você a montar una estratégia para as redes sociais do seu salão de beleza e construir uma presença digital forte e eficaz.
Outros conteúdos para salões de beleza, você confere no nosso blog e em nossas redes sociais.