A ESTRUTURA DO CABELO
O cabelo é formado por três partes:
A CUTÍCULA (parte externa)
É a parte externa. Formada de células planas ou escamas que se posicionam como telhas de um teto, ela se divide em 0 a 12 camadas sobrepostas que protegem a estrutura do fio.
Quando o sol, a poluição e o uso de produtos inadequados maltratam o cabelo, a cutícula faz o fio perder o brilho e a maciez, causa pontas secas e duplas, torna o cabelo quebradiço e provoca a queda dos fios. Isso porque ela não é renovada da mesma forma que a pele humana.
A MEDULA (centro)
É a estrutura central do cabelo, parecida com uma coluna, com uma densidade celular baixa. A Medula tem uma importância relativa em comparação com as outras partes que compõem o cabelo, porque influi muito pouco no comportamento físico e químico da fibra. Alguns tipos de cabelo, em especial os crespos, muitas vezes não contêm a medula.
O CÓRTEX (a verdadeira estrutura)
Estas células contém os pigmentos (eumelanina/azul, feumelanina/ amarelo e
tricosiderina/vermelho) que causam a origem da cor natural dos cabelos. O Córtex representa até 90% do peso natural da fibra.
Nesta região encontramos as seguintes ligações químicas:
• Ligação Salina: no simples ato de molhar o cabelo a sua extensão é aumentada.
• Ligação de Hidrogênio: a deformação acontece quando transformamos temporariamente o cabelo.
Ex.: escova, baby liss, difusor, etc.
• Ligação de Enxofre: só é rompido através de química e sua transformação é permanente.
Ex.: amaciamento, permanente afro, alisamento, etc.
A cor natural dos cabelos é definida de acordo com as diferentes proporções das melaninas, indicadas numa escala de 1 a 10.