A queda de cabelo é mais comum do que muitas pessoas imaginam, segundo uma pesquisa da Academia Americana de Dermatologia, perdemos em torno de 50 a 100 fios todos os dias. Esse é um processo continuo, o cabelo mais velho cai e um fio novo começa a crescer no lugar, podemos dizer que este é o ciclo de um cabelo saudável.
Quando esta queda aumenta, ou seja mais de 50-100 fios por dia, há motivo de preocupação e uma investigação se torno importante, abaixo listamos alguns motivos possíveis:
Genética, sim pode existir um padrão de hereditariedade
Algumas pessoas podem começar a notar os sinais aos 20 anos, quando as famosas entradas começam a surgir, com o tempo, essa condição se torna mais grave.
Nos homens, aparece como um recuo da linha do cabelo, formação de coroa e perda de cabelo da parte superior do couro cabeludo. Na maioria das vezes acontece em um padrão específico que você pode ouvir sendo referido como - Calvície de padrão masculino.
Já nas mulheres, o cabelo tende a ficar mais fino, o que pode levar a perda de uma quantidade considerável de fios, em alguns casos, também podem apresentar calvície. Especialistas acreditam que a causa pode ser genes e também por desequilíbrios hormonais.
Stress
Problemas psicológicos, como a ansiedade, por exemplo, podem interferir na saúde dos fios, podendo tornar as raízes do cabelo fracas e vulneráveis a danos, podendo levar a uma queda significativa de cabelo, causando perda do volume, normalmente esse é uma condição temporária.
Alopecia areata
Quando o sistema imunológico deixa de funcionar adequadamente a pessoa pode sofrer de uma patologia chamada alopecia areata, pessoas com esta patologia podem desenvolver manchas arredondadas e calvas que aparecem repentinamente, pois, o sistema imunológico passa a atacar os folículos capilares do corpo, isso pode ocorrer nas sobrancelhas, couro cabeludo, barba, bigode. Em casos leves, os fios voltam a crescer normalmente, mas há casos mais graves onde a condição de perda é permanente.
Estilo de vida
Maus hábitos também são responsáveis pela queda de cabelo, atividades que são prejudiciais à saúde como vícios, má alimentação, uso inadequado de secadores, chapinhas, modeladores.
Veja como algumas opções de estilo de vida podem impactar nas suas madeixas:
Alimentação: para ter cabelos saudáveis, fortes, seu corpo precisa de nutrientes, por isso uma dieta saudável e balanceada além de ajudar na sua saúde, ainda proporciona crescimento das madeixas.
Falta de vitamina D: A deficiência de Vitamina D pode causar queda de cabelo.
Uso excessivo de modelagem térmica: o excesso de calor, o uso constante da chapinha, secador, modelador pode tornar o cabelo opaco, seco e crespo. Por isso é importante o uso de produtos que tragam proteção térmica aos fios, como BBCream, spray pré escova.
Dormir pouco: quando você não dorme o suficiente, o nível de stress do seu organismo aumenta e como já falamos antes, o estresse pode causar perda considerável de fios.
Raios UV: Os raios ultravioletas são uma realidade em nosso dia a dia, somado com a poluição dos grandes centros, isso se torna muito prejudicial aos cabelos. A exposição excessiva aos raios UV pode queimar os fios e uma vez danificado o cabelo tende a quebrar e cair.
Escovar demais: O desejo de um cabelo alinhado, com volume reduzido leva muitas mulheres ao uso excessivo da escova, isso pode causar o enfraquecimento dos fios e consequentemente a queda de cabelo.